v. 6 n. 1 (2019): Sexta Edição

Sexta Edição - Acta Sapientia

Revista Eletrônica Acta Sapientia - Volume 6 - 2019

Prezados Leitores:

Impregnados de satisfação e alegria, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia apresentam os artigos componentes do Volume 6 de 2019. Realce-se, inicialmente, a produção conjunta de J. L. Barrozo Filho e W. B. Andriola, que deu ênfase ao Programa Universidade para Todos (PROUNI) enquanto importante Política Pública, de natureza afirmativa, voltada a facilitar o acesso ao Ensino Superior de camadas sociais com menores oportunidades educacionais, econômicas e culturais. Delineou-se pesquisa com o fito de obtenção de indícios acerca do grau de satisfação dos usuários do PROUNI e, assim, permitir sua valoração. Para tal, compararam-se usuários do PROUNI com não usuários, quanto à satisfação com a formação e quanto à empregabilidade. Os resultados demonstraram que os usuários do PROUNI estão satisfeitos com a formação recebida e têm desejo em inserirem-se imediatamente no mercado de trabalho. O segundo artigo origina-se de pesquisa conjunta envolvendo A. S. Lima, A. O. Nunes e A. R. L. Costa, cujo objetivo foi analisar a importância do ensino da matemática e sua relação com o cotidiano dos alunos. Realizaram-se entrevistas com alunos e com professores responsáveis por lecionar a disciplina, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática. Os resultados apontaram para o valor que deve ser dado à Matemática, já que esta proporciona ao aluno a capacidade de raciocinar, refletir e pensar, além de contribuir para enfrentar os desafios que a vida traz, auxiliando no ensino das demais disciplinas, e contribuindo com a construção da cidadania. No terceiro artigo, C. E. Memória, G. Fenner e A. S. Lima dão realce à complexidade da comunicação organizacional. Com essa intenção, apresentam-se estratégias de comunicação adotadas por A. Hitler na segunda guerra mundial, que podem ser aplicadas nas organizações. Realizou-se pesquisa bibliográfica e estudo de caso em uma empresa de fabricação de transformadores. Os resultados indicaram que o gerenciamento da comunicação em empresas é uma estratégia imprescindível ao êxito organizacional e ao alcance de metas e objetivos. No quarto texto, J. A. Barrozo, M. V. Rodrigues e W. B. Andriola efetivaram estudo acerca da responsabilidade social em Instituições de Ensino Superior (IES). Partindo da premissa as ações de responsabilidade social constituem atividades educacionais, não há como dissocia-las das atividades curriculares, extracurriculares, de extensão e da relação da IES com os stakeholders. A pesquisa foi executada com uma amostra de 253 universitários teve o propósito de validar o Modelo Teórico de Responsabilidade Social, preconizado por Garcia e Lopes (2013). Os resultados apontaram que o modelo teorizado compõe-se de seis dimensões (Ética, Filantrópica, Legal, Econômica, Lealdade e Satisfação), que conseguiram explicar conjuntamente cerca de 61% da variância total dos resultados, a partir do uso da Análise Fatorial Confirmatória. O alfa de Cronbach do instrumento usado apontou elevada consistência interna, com valor 0,89. Finalmente, o Artigo 5, de autoria conjunta de C. A. Sousa Jr., E. C. Branco Jr. e A. S. Lima, abordou a gestão de segurança da informação, posto que, além de conferirem sigilo, são importantes para manter a reputação das organizações e empresas. O estudo buscou identificar como as empresas empregam firewalls em suas políticas de segurança da informação. Os resultados indicaram senso de responsabilidade e preocupação com a política de segurança nas empresas investigadas, apesar de a maioria ainda estar deficitária em termos do programa de conscientização interna, acerca da política de segurança com seus funcionários.

Os resultados das pesquisas acima referidas trazem à lume relevante produção intelectual em campos estratégicos para o desenvolvimento de diversas áreas, com aderência visível à Educação, ocasionando, desse modo, o Volume 6 da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Convidamos os interessados nessas áreas de conhecimento, sejam leigos, alunos, pesquisadores ou experts, a desfrutarem dos conteúdos, através de agradável leitura.

Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
Editor-Chefe

Prof. Alberto Sampaio Lima, PhD

Prof. Albano Oliveira Nunes, PhD
Editores Associados

Publicado: 2020-06-10