v. 5 n. 1 (2018): Quinta Edição

Revista Eletrônica Acta Sapientia - Volume 5 - 2018

Prezados Leitores:

Imanados de satisfação e alegria, os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia apresentam os artigos componentes do Volume 5 do ano de 2018, do referido veículo de divulgação acadêmica, científica e intelectual. Ressalta-se, inicialmente, a produção de W. B. Andriola e A. C. Araújo, que realçou a importância da avaliação como instrumento fundamental para propiciar o aperfeiçoamento do ensino, do aprendizado dos alunos, da gestão escolar e dos sistemas educacionais. Para tanto, aborda-se a função diagnóstica da avaliação, na sua perspectiva formativa e somativa, a fim de fornecer subsídios para que os docentes possam fazer uso dessa valiosa atividade, cumprindo com os propósitos da profissão e garantindo o direito que os seus alunos têm de ter acesso aos conhecimentos abordados no âmbito da sala de aula, de modo a que resultem em aprendizados de relevo. O segundo artigo, de I. G. Medeiros, G. Fenner e A. S. Lima, descreve uma metodologia baseada nas boas práticas de auditoria para auxiliar na gestão de riscos em projetos, apresentando técnicas empregadas na auditoria para ajudar na gestão de riscos em projetos. No terceiro artigo, R. F. Silva realizou investigação qualitativa com o objetivo de investigar os processos de criação de políticas públicas educacionais, suas finalidades, para onde confluem, bem como os atores que impulsionam seu surgimento. De acordo com o estudo desenvolvido foi possível mostrar que os gestores públicos ainda veem a máquina pública com foco em seus interesses individualistas, ao invés de proporcionar ao cidadão oportunidades de igualdade de acessibilidade na relação escola e sociedade. No quarto artigo, M. V. Brandão, G. Fenner e A. S. Lima realçaram as lições aprendidas por uma empresa, levando-se em consideração as boas práticas sugeridas pelo PMBOK 5ª edição (Project Management Body of Knowledge), que proporcionaram adequação ao contexto da empresa, sua visão de negócios e seus valores. O quinto e último artigo de P. H. de Melo Freitas, A. S. Lima e W. B. Andriola focou no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a partir de investigação sobre a eficácia de Licenciatura de Matemática, na modalidade a distância. Os resultados indicaram que o curso forma profissionais para atuação na educação básica, que desenvolve saberes e competências necessárias para o exercício docente, e que as disciplinas disponibilizadas são satisfatórias para o magistério.

Os estudos acima referidos trazem à baila relevante produção intelectual em campos estratégicos para o desenvolvimento de diversas áreas com aderência visível à Educação, proporcionando, assim, o Volume 5 da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Convidamos os interessados nessas áreas de conhecimento, sejam leigos, alunos, pesquisadores ou experts, a desfrutarem do Volume 5 da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Desejamos que tenham agradável leitura.

Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
Editor-Chefe

 

Prof. Alberto Sampaio Lima, PhD

Prof. Albano Oliveira Nunes, PhD
Editores Associados

Publicado: 2020-06-10