v. 4 n. 1 (2017): Quarta Edição

 Revista Eletrônica Acta Sapientia - Volume 4 - 2017

 Estimados Leitores:

Repletos de profunda satisfação e regozijo os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia apresentam os artigos componentes do Volume 4 do ano de 2017, do referido veículo de divulgação acadêmica, científica e intelectual. Destaca-se, inicialmente, a produção de A. Monteiro e W. B. Andriola, que realçou as potencialidades quanto ao uso por parte de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) de um sistema de informações gerenciais dirigidas às atividades de Extensão, intitulado SigProext, destacando-se as vantagens estratégicas e operacionais com o fito de potencializar dados para a avaliação institucional. O segundo artigo, de autoria de J. A. T. Lopes, G. Fenner e A. S. Lima, apresentou os fatores que envolvem as partes interessadas na execução de um projeto e seu impacto sobre o sucesso do mesmo. Identificou-se que a participação de todos os stakeholders é fundamental para se conseguir eficiência e atender plenamente as necessidades dos clientes, com menor custo e proporcionando a entrega de resultados no menor tempo possível. No terceiro artigo, A. L. Monteiro e A. R. L. Costa destacaram o papel do Pedagogo em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realçando suas ações junto à equipe de saúde, até suas contribuições para o resgate social dos usuários do programa em área de alta vulnerabilidade. Assim, o estudo buscou trazer à tona uma reflexão acerca da atuação deste profissional na educação não formal, reforçando que a educação formal não é o único espaço para abordar-se a formação e a cidadania. No quarto artigo, W. B. Andriola e A. C. Araújo realçaram a importância do Plano Nacional de Educação (PNE) como valioso guia para ações executivas com vistas à consecução de metas e da qualidade educacional vislumbrada pelo país. Nesse âmbito, destacaram-se as ações voltadas à avaliação da aprendizagem do alunado e ao uso efetivo dos resultados, com a perspectiva de promover o feedback para as comunidades e famílias, para a escola, para os gestores, para os próprios alunos e para os professores. Destacam-se, por fim, as características mais relevantes de Escolas Eficazes, ideal a ser perseguido incansavelmente pelos Gestores Educacionais com base nos princípios do PNE. O quinto e último artigo nos brinda o texto de M. V. V. Silva, G. Fenner e A. S. Lima, que focou sobre a importância do gerenciamento de projetos aplicado à mão de obra da construção civil. A aplicação do princípio de valor agregado possibilitou concluir que o gerenciamento de projetos é umas das atividades mais temidas pelos gestores da construção civil, os quais têm formação acadêmica em Arquitetura ou Engenharia e trabalham na execução dos seus pacotes de serviços. A gestão de projetos vem sendo exigida com mais frequência por parte dos patrocinadores dos projetos, devido a grandes falhas com prazos, custos elevados e escassez de mão de obra. Pode-se concluir que são de vital importância o acompanhamento e gerenciamento exclusivo dos projetos na construção civil.

Como resultado dos estudos acima referidos, o Volume 4 da Revista Eletrônica Acta Sapientia trás à lume relevante produção intelectual, em campos estratégicos para o desenvolvimento de diversas áreas com aderência visível à Educação. Convidamos, assim, aos interessados nessas áreas de conhecimento, sejam leigos, alunos, pesquisadores ou experts, a desfrutarem das relevantes informações componentes do Volume 4 da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Tenham uma agradável leitura.

Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
Editor-Chefe

 

Prof. Alberto Sampaio Lima, PhD

Prof. Albano Oliveira Nunes, PhD
Editores Associados

Publicado: 2020-06-09