v. 3 n. 1 (2016): Terceira Edição

Terceira Edição - Acta Sapientia

Revista Eletrônica Acta Sapientia - Volume 3 - 2016

Prezados Leitores:

Com imensa satisfação os Editores da Revista Eletrônica Acta Sapientia apresentam os artigos componentes do volume 3, de 2016, do referido veículo de divulgação intelectual e científica. No rol de textos destacam-se a produção de P. B. R. Souza, G. Fenner  e A. S. Lima, que buscou avaliar a importância do Gerente de Projetos de empresas contábeis no atual cenário de mudanças e de alta competitividade dos negócios, tendo o estudo sido realizado em Fortaleza (CE). O segundo artigo, de autoria de F. G. B. Braga, A. R. L. Costa e A. O. Nunes, teve como objetivo revelar as memórias adquiridas por concludentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Icapuí (CE), realçando os saberes construídos durante o processo de ensino e aprendizagem e identificando a contribuição destes para a sociedade local. No terceiro artigo, E. O. Santos, G. Fenner e A. S. Lima destacaram a importância do Planejamento Estratégico para empresas industriais, pertencentes ao Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Os resultados constataram a relevância de aplicar boas práticas de Gerenciamento de Projetos, mesmo em empresas que não possuem maturidade estratégica, com o fito de melhor organizar as atividades voltadas à exportação. No quarto artigo, C. D. Silva e S. G. Silva realçaram a relevância do jogo enquanto atividade lúdica e pedagógica, potencializadora da socialização e da construção do conhecimento humano, propondo uma reflexão sobre a elaboração e o fortalecimento do conhecimento em infantes através dessa atividade. O quinto artigo nos brinda o texto de M. T. C. Zaranza, que focou sobre a construção da identidade docente a partir do significado que cada professor dá a sua profissão, em contraposição à atividade docente que lhe é conferida, no seu cotidiano institucional. Consideram-se valores, visões de mundo, história de vida, representações sociais e saberes docentes como fatores intervenientes na elaboração da identidade docente. Para tal, executou-se estudo em Escolas do Ensino Médio no município de Aracati (CE). Os resultados indicaram a visão de que, embora seja uma profissão que necessite maior valorização social, a docência é uma atividade que possibilita transformar pessoas. As histórias de vida contribuíram para a escolha da docência como profissão, quer seja por meio das brincadeiras de infância ou pelos exemplos extraídos da família.

Nessa esteira, o volume 3 da Revista Eletrônica Acta Sapientia trás à baila relevante produção intelectual, em campos estratégicos para o desenvolvimento de diversas áreas com aderência visível à Educação. Assim, convidamos aos interessados nessas áreas de conhecimento, sejam leigos, alunos, pesquisadores ou experts, a desfrutarem do Volume 3 da Revista Eletrônica Acta Sapientia. Excelente leitura.

Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD
Editor-Chefe

 

Prof. Alberto Sampaio Lima, PhD

Prof. Albano Oliveira Nunes, PhD
Editores Associados

Publicado: 2020-06-09