ASPECTOS DA CONTROLADORIA EM UMA SECRETARIA DE GOVERNANÇA DE UMA IFES E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Antonio Vanderley Moreira Universidade Federal do Ceará
  • Raimundo Mendes da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Maxweel Veras Rodrigues Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Administração Pública, Governança, Controladoria, Accountability

Resumo

A administração pública brasileira experimenta, atualmente, um novo modelo de gestão. Trata-se da governança, sistema baseado na gestão estratégica das organizações empresariais. Na nova concepção da visão estratégica, inserida no serviço público, justifica-se a necessidade da transparência, eficiência e eficácia nos processos da administração pública como fator para a modernização e confiança junto à sociedade. Neste cenário de novas competências e através do Decreto Presidencial nº. 9.206, de 20 de setembro de 2017, instituiu-se a governança na administração pública federalizada. Em conformidade com a lei, aspectos da controladoria pública, como transparência, integridade e accountability, são requisitos obrigatórios a todas as IFES brasileiras. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo analisar aspectos da controladoria pública em uma secretaria de governança de uma IFES e a sua contribuição para a melhoria da gestão universitária. Para a realização da pesquisa, utilizou-se um estudo descritivo, com pesquisa de campo associada à pesquisa documental, com aplicação de questionário semiestruturado na coleta de dados. O trabalho revela que existe uma relação direta e muito próxima da controladoria e governança. Além disso, observa-se que neste aspecto busca-se uma melhoria na prestação de serviços na administração pública, cujo consumidor final é o cidadão.

Biografia do Autor

Antonio Vanderley Moreira, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará

Raimundo Mendes da Silva, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará.

Maxweel Veras Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Professor do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior da Universidade Federal do Ceará. 

Publicado

2020-06-19

Edição

Seção

Artigos