A DISCIPLINA DE CONTROLADORIA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: MOTIVAÇÕES PRÉ-EXISTENTES E HABILIDADES DESENVOLVIDAS

Autores

  • Sulanny de Souza Sampaio Universidade Federal do Ceará
  • Lais Vieira Castro Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Maxweel Veras Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Sueli Maria de Araújo Cavalcante Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Controladoria, Pós-Graduação Stricto Sensu, Discentes, Motivações, Habilidades

Resumo

Este estudo objetiva analisar as percepções de discentes da pós-graduação stricto sensu sobre as motivações pré-existentes e habilidades desenvolvidas na disciplina de controladoria. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, conduzida por meio de survey, em que foram aplicados questionários com 41 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior Pública e aplicou-se análise fatorial. Os resultados foram estruturados em três fatores: habilidades de gestão, motivacionais, e habilidades contábeis e financeiras. Os itens mais relevantes para cada um dos fatores foram, respectivamente, capacidade de influenciar os gerentes para a tomada de decisões, melhorar minha autoestima e conhecimentos sobre contabilidade geral. Por meio do teste t, verificou-se que os homens percebem de forma mais elevada às habilidades desenvolvidas que as mulheres, assim como os profissionais de áreas distintas à administração e contabilidade têm uma maior percepção sobre as habilidades contábeis e financeiras desenvolvidas na disciplina. Por fim, os modelos de regressão linear múltipla revelaram que os fatores motivacionais exercem efeito positivo sobre as habilidades de gestão e habilidades contábeis e financeiras.

Biografia do Autor

Sulanny de Souza Sampaio, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará

Lais Vieira Castro Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará

Maxweel Veras Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Professor do Mestrado em Política Públicas e Gestão da Educação Superior da Universidade Federal do Ceará.

Sueli Maria de Araújo Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação, eixo temático em Avaliação Institucional, com a tese "Avaliação da eficiência dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará: utilização de indicadores de desempenho como elementos estratégicos de gestão", pela FACED/UFC (2011). Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1978) e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1981). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Administração e Informática, com ênfase em Administração de Sistemas de Informação. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior - Poleduc, da UFC. Professora do Curso de Administração à Distância, pela Universidade Federal do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil.

Publicado

2020-06-19

Edição

Seção

Artigos