AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC): ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (UFC)
Palavras-chave:
Avaliação de Políticas Públicas, Ensino Superior, Iniciação Científica, Avaliação de EficáciaResumo
A pesquisa teve como objetivo avaliar a eficácia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com base na percepção dos bolsistas e dos professores pesquisadores do referido programa. Compreendeu-se a eficácia como sendo o grau de realização dos objetivos de um determinado programa, no caso o PIBIC, traduzindo-se pela relação entre os resultados obtidos e os objetivos projetados. Portanto, esta avaliação baseia-se na abordagem centrada em objetivos, utilizando-se o modelo de Ralph Winfred Tyler, o qual parte do princípio de que educar consistiria em gerar e/ou mudar padrões de comportamento, e para detectá-los é preciso analisar a congruência entre os objetivos propostos no currículo, programa ou outro objeto educacional, com os resultados alcançados. Dessa forma, a eficácia do programa foi analisada a partir da verificação da congruência entre os objetivos do PIBIC e os desempenhos alcançados pelos discentes bolsistas. Verificou-se que o PIBIC contribui para a formação de recursos humanos para a pesquisa; para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação; possibilita maior interação entre a graduação e a pós-graduação; qualificar alunos para os programas de pós-graduação; proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa; estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.