AVALIANDO A ADOÇÃO DA ABORDAGEM DO PULMÃO FINANCEIRO EM PROJETOS CORPORATIVOS

Autores

  • Wanessa Rebouças de Macêdo Universidade de Fortaleza
  • Germano Fenner Universidade Federal do Ceará
  • Alberto Sampaio Lima Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Gerenciamento de projetos, Pulmão financeiro, Custos, Construção civil

Resumo

Os Projetos estão constantemente sofrendo alterações no seu escopo, impactando diretamente no custo final da sua execução. Baseado em tal informação apresenta-se uma alternativa de mitigar tais impactos, sem onerar no valor final do projeto, que é conhecida como “pulmão financeiro”. No orçamento, encontraremos o pulmão de diversas maneiras. Na construção civil o pulmão existe há muito tempo e é ele que torna o custo do construtor competitivo, conforme as análises de mercado. Levando em consideração os tipos de orçamentos utilizados conseguimos parâmetros reais para esta pesquisa. Ao longo deste artigo veremos o que o pulmão financeiro realmente é onde podemos encontrá-lo, como calcular sua estimativa, e quais seus resultados reais.  Gerindo o pulmão teremos números e dados satisfatórios para o acompanhamento periódico do valor da obra e do valor agregado com o seu consumo, e como saber identificar sinais que necessitem tomadas de decisão estratégica como o plano de ação.

Biografia do Autor

Wanessa Rebouças de Macêdo, Universidade de Fortaleza

MBA em Gestão de Projetos da Universidade de Fortaleza

Germano Fenner, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Centro Universitário UniFanor  (UNIFANOR). Professor do MBA em Gestão de Projetos da Universidade de Fortaleza.

Alberto Sampaio Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará. Pós-doutorado (2017-2019) na Universidade Federal de Campina Grande-PB. Professor do Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação e do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior da Universidade Federal do Ceará. Possui experiência na área de Ciência da Computação, Governança Corporativa, Planejamento Estratégico, Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Governança Corporativa e de TI, Redes de Computadores, Engenharia de Software, Inteligência Computacional Aplicada, Projetos Multimídia e web, Novas Tecnologias na Educação, Gestão e Avaliação da Educação. Revisor Ad Hoc dos periódicos Journal of Network and Computer Applications (JNCA), Computer Networks (COMNET), IEEE Transactions on Network and Service Management (TNSM), IEEE Transactions on Cloud Computing, IEEE Latin America Transactions, International Journal of Cloud Computing (IJCC), Revista Ingenieria e Investigacion e Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación.

Publicado

2020-06-19

Edição

Seção

Artigos