AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA FORMAÇÃO DISCENTE NA GRADUAÇÃO: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Autores

  • Janaíne Marques Leal Barros Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
  • Wagner Bandeira Andriola Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Ensino Superior, Avaliação Educacional, Pesquisa com Egresso, Eficácia Discente

Resumo

A eficácia da formação discente está estreitamente vinculada à qualidade dos aspectos pedagógicos dos cursos. O curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) idealiza egresso com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com rigor técnico e científico, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Sob esta ótica, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia da formação discente deste curso, a partir da análise dos objetivos propostos no Projeto Pedagógico e da inserção laboral dos egressos. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo com 77 egressos do período 2013 a 2015, nos quais foram aplicados questionário disponibilizado na Plataforma Google Drive. O estudo possibilitou identificar que o perfil do profissional condiz com o PPC, pois foram identificados fatores positivos associados à formação, tais como: qualidade do ensino, docentes com alto nível de qualificação, ofertas de atividades de pesquisa e extensão e incentivo a formação acadêmica. Constatou-se, ainda, que 61 egressos (79% da amostra) exerciam alguma atividade remunerada, ou seja, estavam inseridos no mercado de trabalho. Considera-se que estas relevantes informações permitiram identificar fragilidades e potencialidades do curso, especificamente com relação à eficácia da formação do discente de Odontologia.

Biografia do Autor

Janaíne Marques Leal Barros, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará, Brasil (2016).

Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação (Universidad Complutense de Madrid , 2002 - Bolsista CAPES). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) tendo apresentado a Tese "Funcionamento Diferencial do Item (DIF): indicador de justiça das avaliações em larga escala"; Pesquisador do CNPq (Nível 1C); Coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC); Editor-Chefe da Coleção Temas em Avaliação Educacional do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira (UFC); consultor ad-hoc dos periódicos: a) Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO), b) Avaliação: Avaliação da Educação Superior (UNISO), c) Estudos em Avaliação Educacional (FCC), d) Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS), e) Revista de Avaliação Psicológica (IBAP), f) Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB), g) Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), h) American Journal of Applied Psychology; consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação Cearense de Apoio Científico e Tecnológico (FUNCAP). Foi Membro da Diretoria da Associação Nacional de Avaliação Educacional (ABAVE - Gestões 2006/2007 e 2008/2009), da Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE) e do Grupo de Trabalho para Elaboración de Estándares y Evaluación del Programa de Promoción de la Reforma Educativa de América Latina y el Caribe (PREAL). Ex-bolsista de Desenvolvimento Científico e Regional (DCR/CNPq). Orientou 34 Mestres e 13 Doutores. Possui 114 artigos publicados em periódicos com referees, 35 capítulos de livros, cinco livros organizados e 1452 citações de trabalhos acadêmicos, conforme o Google Scholar (16/04/2020), tendo índice h = 19 e índice i10 = 45 (https://scholar.google.com.br/citations?user=LebBjTgAAAAJ&hl=pt-BR). Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Avaliação de Instituições Educacionais, Avaliação de Políticas Públicas e Avaliação de Programas Educacionais.

Publicado

2020-06-19

Edição

Seção

Artigos