AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA FORMAÇÃO DISCENTE NA GRADUAÇÃO: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)
Palavras-chave:
Ensino Superior, Avaliação Educacional, Pesquisa com Egresso, Eficácia DiscenteResumo
A eficácia da formação discente está estreitamente vinculada à qualidade dos aspectos pedagógicos dos cursos. O curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) idealiza egresso com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com rigor técnico e científico, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Sob esta ótica, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia da formação discente deste curso, a partir da análise dos objetivos propostos no Projeto Pedagógico e da inserção laboral dos egressos. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo com 77 egressos do período 2013 a 2015, nos quais foram aplicados questionário disponibilizado na Plataforma Google Drive. O estudo possibilitou identificar que o perfil do profissional condiz com o PPC, pois foram identificados fatores positivos associados à formação, tais como: qualidade do ensino, docentes com alto nível de qualificação, ofertas de atividades de pesquisa e extensão e incentivo a formação acadêmica. Constatou-se, ainda, que 61 egressos (79% da amostra) exerciam alguma atividade remunerada, ou seja, estavam inseridos no mercado de trabalho. Considera-se que estas relevantes informações permitiram identificar fragilidades e potencialidades do curso, especificamente com relação à eficácia da formação do discente de Odontologia.